quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Dia de São Valentim / Valentine's Day

 

A origem do Dia de São Valentim, foi quando o bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador romano Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Como estava mais difícil recrutar os soldados, que não queriam abandonar as suas namoradas e esposas, decidiu proibir todos os noivados e casamentos em Roma.

Apesar da proibição do imperador, Valentim continuou celebrando casamentos, e inclusive, se casou secretamente. Quando o Imperador descobriu, ordenou a prisão de Valentim e o condenou à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. Morreu em 14 de fevereiro e foi considerado mártir pela Igreja Católica.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. Ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

Em sua homenagem, a data de 14 de fevereiro, passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. Atualmente, o dia é principalmente associado à troca de cartões, flores e presentes. Nos Estados Unidos essa troca não é apenas entre namorados, mas também entre amigos e familiares que se amam.

Porém, no Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do Dia de Santo António – que é conhecido como Santo casamenteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário